Saúde
19:08

Número de mortes por intoxicação com metanol em São Paulo sobe para três

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, confirmou a segunda morte por intoxicação por metanol na cidade, elevando para três o total de óbitos no estado causados pelo consumo da substância em bebida alcoólica adulterada, incluindo um registro na capital paulista.

De acordo com a prefeitura do município do ABC, a primeira vítima foi um homem de 58 anos, atendido no Hospital de Urgência, que faleceu em 24 de setembro. A segunda vítima é um homem de 45 anos, atendido em uma rede privada, que morreu no domingo (28).

No estado de São Paulo, foram confirmados seis casos de intoxicação por metanol. Na capital, o Centro de Vigilância Sanitária (CVS), vinculado à Secretaria da Saúde do governo Tarcísio de Freitas, informou que há ainda outros dez casos sob investigação.

O metanol é uma substância química industrial altamente tóxica, inadequada para consumo humano. Mesmo em pequenas quantidades, pode ser fatal. Seu aspecto semelhante ao álcool comum pode causar inicialmente sensação de embriaguez e náusea, antes de provocar efeitos severos.

A contaminação por metanol geralmente ocorre em bebidas alcoólicas falsificadas, uma vez que essa substância pode ser adicionada para aumentar o teor alcoólico de forma econômica ou estar presente em álcool adulterado.

Entretanto, a médica-assistente do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) de Campinas, Camila Carbone Prado, ressalta que não é possível afirmar que a adulteração seja a causa das intoxicações até a análise do conteúdo das garrafas apreendidas ser concluída.

No sábado, o CVS em São Paulo confirmou duas mortes por intoxicação por metanol na Grande São Paulo, sendo uma na capital e outra em São Bernardo do Campo, dentro dos seis casos confirmados de junho para cá.

Prefeituras paulistas estão monitorando e fiscalizando estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, incluindo bares e distribuidoras suspeitas de envolvimento com produtos contaminados.

Na sexta-feira (26), a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça divulgou nota informando que nove pessoas foram intoxicadas por metanol no estado de São Paulo em um período de 25 dias, porém sem mencionar mortes.

Segundo a secretaria, todos os casos ocorreram após consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, conforme notificações feitas ao Sistema de Alerta Rápido. Até a tarde do sábado não haviam novas informações divulgadas sobre o caso.

Créditos: Folha de S.Paulo

Modo Noturno