Saúde
14:06

Notificações de intoxicação por metanol chegam a 43 no Brasil

Após determinação de notificação imediata pelo Ministério da Saúde, o número de suspeitas de intoxicação por metanol no país atingiu 43 casos. Desses, 39 foram registrados no Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) em São Paulo, com dez confirmados e 29 em investigação. Adicionalmente, há quatro casos em investigação no estado de Pernambuco.

O Ministério da Saúde confirmou uma morte decorrente da intoxicação por metanol em São Paulo. Outros sete óbitos estão sob investigação, sendo dois em Pernambuco e cinco em São Paulo.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a situação atual é anormal e diferente do que foi registrado na série histórica do país quanto a intoxicações por metanol.

De acordo com dados do governo federal, o total atual excede a média anual de 20 casos de intoxicação por metanol no Brasil. A Polícia Federal está investigando a possível participação de organização criminosa, com adulteração de bebidas alcoólicas.

Para monitorar os casos, o Ministério da Saúde instalou, em caráter extraordinário nesta quinta-feira (1º), uma Sala de Situação que reúne equipes técnicas dos ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, da Agricultura e Pecuária; dos conselhos Nacional de Saúde (CNS), Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e das secretarias de Saúde de São Paulo e Pernambuco.

Esses profissionais trabalham na análise sistemática dos casos suspeitos e no planejamento, organização, coordenação e controle das ações enquanto persistirem os riscos sanitários e a necessidade de resposta nacional à intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica.

Créditos: Agência Brasil

Modo Noturno