Saúde
14:07

Curitiba mantém alerta e rede de saúde pronta para intoxicação por metanol

Curitiba está em alerta e com sua rede municipal de saúde preparada para possíveis casos de intoxicação por metanol, apesar de ainda não ter registros na capital paranaense.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) informa que, diante dos recentes casos registrados em São Paulo, intensifica a vigilância para a detecção dessas intoxicações.

É orientado que a população redobre os cuidados ao comprar bebidas alcoólicas, garantindo a procedência e autenticidade dos produtos, especialmente enquanto as autoridades policiais investigam a origem das adulterações no país.

Em situações em que houver suspeita de falsificação ou adulteração de bebidas alcoólicas, a SMS recomenda acionar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pelo link oficial https://falabr.cgu.gov.br/web/home, ou denunciar estabelecimentos que comercializem produtos falsificados à Vigilância Sanitária pelo telefone 156.

Em caso de ingestão de bebidas alcoólicas e surgimento de sintomas de intoxicação por metanol, o atendimento deve ser buscado imediatamente em uma das oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, onde serão feitas as intervenções necessárias. Alguns casos mais graves podem exigir encaminhamento para hospitais da rede municipal.

A secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, afirma que o sistema de vigilância e assistência está sendo reforçado preventivamente devido aos registros em São Paulo.

Ela destaca ainda a importância da cautela da população em relação à procedência das bebidas alcoólicas consumidas, e pede atenção aos sintomas para que a busca por atendimento de saúde seja rápida, caso necessário.

O diretor do Departamento de Epidemiologia da SMS, médico Alcides Oliveira, ressalta que a intervenção médica rápida é fundamental em casos de intoxicação por metanol, que é altamente tóxico e pode causar sequelas graves como cegueira, além de risco de morte em casos mais severos. Ele recomenda que o paciente ou acompanhante informe o consumo de bebida alcoólica ao procurar atendimento.

A rede municipal dispõe de oito UPAs para atendimento em casos suspeitos:
– UPA Boa Vista: Av. Paraná, 3654
– UPA Boqueirão: R. Professora Maria de Assumpção, 2590
– UPA Campo Comprido: R. Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3495
– UPA CIC: R. Sen Accioly Filho, 3370
– UPA Fazendinha: R. Carlos Klemtz, 1883
– UPA Pinheirinho: R. Leon Nicolas, 5
– UPA Sítio Cercado: R. Dr. Levy Buquéra, 700
– UPA Tatuquara: R. Jorn. Emílio Zola Florenzano, 835

Bebidas adulteradas com metanol não apresentam sabor ou cheiro claramente diferentes do etanol, por isso a garantia da procedência correta é a forma mais segura de prevenir intoxicações.

Além disso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é responsável por fiscalizar a produção e distribuição dessas bebidas, recebendo denúncias pelo portal oficial. Já a Vigilância Sanitária atua na fiscalização dos estabelecimentos que comercializam bebidas, e as denúncias podem ser feitas pelo telefone 156.

Créditos: Curitiba

Modo Noturno