Saúde
18:07

DF confirma caso de intoxicação por metanol e total nacional chega a 12

O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (2), que o Distrito Federal confirmou um caso de intoxicação por metanol, elevando para 12 o total de ocorrências confirmadas no Brasil. Há ainda 47 casos suspeitos em análise.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que, embora os dados do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde) ainda registrem o caso do Distrito Federal como suspeito, já houve confirmação oficial pelo governo. “Como equipe do Ministério da Saúde acompanha diretamente conduta clínica, há confirmação da detecção do metanol”, afirmou.

Padilha não confirmou se o caso no Distrito Federal está relacionado ao do rapper Hungria, que foi hospitalizado na quinta-feira após consumir bebidas alcoólicas possivelmente adulteradas com metanol, fato que está em investigação.

O rapper deu entrada no Hospital DF Star com sintomas como cefaleia, náuseas, vômitos, visão turva e acidose metabólica. Ele será submetido a hemodiálise e tratamento com etanol, segundo boletim médico recente. A equipe médica informou que ele está sendo acompanhado e está fora de risco iminente.

Devido à internação, o artista cancelou os shows agendados até o próximo final de semana.

Diante do aumento dos casos de intoxicação por metanol, médicos recomendam que as pessoas evitem consumir bebidas alcoólicas neste período.

O governo federal instalou uma sala de situação para monitorar os casos, composta por representantes dos ministérios da Saúde, Justiça, Agricultura, conselhos de secretários de saúde estaduais e municipais, além da Anvisa e governos dos estados de São Paulo e Pernambuco.

Na quarta-feira (1º), a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária realizaram operação de fiscalização em quatro estabelecimentos comerciais suspeitos de vender bebidas contaminadas por metanol em São Paulo.

Na terça-feira (30), o Ministério da Saúde enviou uma nota técnica a estados e municípios solicitando a notificação imediata de todas as suspeitas de intoxicação.

Créditos: Folha de S.Paulo

Modo Noturno