Saúde
14:05

Casos suspeitos de intoxicação por metanol em Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba

As prefeituras de Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba notificaram nesta sexta-feira (3) que estão acompanhando casos suspeitos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas.

Cada município investiga dois casos, e um homem de 33 anos faleceu em Itaquaquecetuba, no dia 23 de setembro, no Hospital Geral da cidade.

Em Itaquaquecetuba, outro paciente, homem de 47 anos, foi atendido no Centro de Saúde 24h na quinta-feira (2) e transferido para o Hospital Geral, onde segue sob cuidados médicos.

Em Mogi das Cruzes, duas mulheres são monitoradas: uma já recebeu alta após atendimento em unidade de saúde, e a outra permanece em tratamento.

O diretor da Vigilância em Saúde de Mogi das Cruzes, Jefferson Renan Araújo Leite, informou que a Secretaria de Saúde junto às vigilâncias epidemiológica e sanitária está investigando os locais de compra das bebidas para permitir a fiscalização dos estabelecimentos.

Devido à gravidade, a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba instituiu o Gabinete de Gestão de Riscos e Crises (GGRC) para monitorar o cenário sanitário e coordenar as medidas preventivas e de resposta.

Os casos também passam por análise do Comitê de Óbito, que conduz a investigação clínica e epidemiológica.

Além disso, a prefeitura promoverá uma força-tarefa de fiscalização com blitz da Vigilância Sanitária, em parceria com o Procon, Secretaria de Segurança Urbana e Fiscalização de Posturas, para coibir a venda irregular de bebidas e proteger a população.

Uma operação recente já realizou fiscalização em adegas e apreendeu bebidas irregulares em Suzano.

Créditos: g1

Modo Noturno