Alckmin diz que Lula pediu a Trump suspensão temporária da tarifa de 40% sobre produtos brasileiros
O vice-presidente Geraldo Alckmin revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou a Donald Trump a suspensão temporária da tarifa de 40% aplicada sobre produtos brasileiros, enquanto as negociações entre Brasil e Estados Unidos continuam. Alckmin afirmou estar otimista, ressaltando que setores como celulose e ferro-níquel já começaram a sentir alívio com a medida.
De acordo com Alckmin, Lula pediu que a sobretaxa fosse suspensa durante as negociações para que o país e os Estados Unidos possam avançar em uma relação de parceria vantajosa para ambos. Ele destacou que alguns segmentos, como celulose e ferro-níquel, tiveram suas tarifas eliminadas recentemente, beneficiando cerca de 4% das exportações brasileiras.
Ainda segundo o vice-presidente, a tarifa sobre madeira encerrada e macia foi reduzida de 50% para 10%, enquanto a de móveis como armários, sofás e cadeiras caiu de 50% para 25%, mas ressaltou a necessidade de avançar mais rapidamente nas negociações.
Está prevista para o fim do mês uma possível reunião entre Lula e Trump na Malásia, onde eles devem discutir o tema diretamente, após um contato inicial na Assembleia-Geral da ONU em setembro.
Alckmin comentou também sobre a nomeação de Marco Rubio como interlocutor dos Estados Unidos nas negociações, afirmando que, apesar das preocupações, o diálogo deve prevalecer. Rubio, da ala ideológica do Partido Republicano, tem histórico de críticas a ministros do STF brasileiro e se aproximou do deputado Eduardo Bolsonaro, mas Alckmin destacou que a orientação de Trump é manter o diálogo e o entendimento com o Brasil.
Créditos: O Globo