Internacional
09:09

Lula se reúne com papa Leão XIV no Vaticano para discutir fé e desafios globais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um encontro com o papa Leão XIV nesta segunda-feira (13), no Vaticano. Em sua conta na rede social X, Lula comentou que a conversa abordou temas como religião, fé, o Brasil e os grandes desafios enfrentados globalmente.

Lula elogiou o papa pela Exortação Apostólica Dilexi Te e destacou a mensagem de que fé e amor pelos pobres são inseparáveis. Ele afirmou que é necessário criar um forte movimento contra a desigualdade e considera o documento uma referência importante, que deve ser lido e praticado por todos.

O presidente mencionou ao pontífice sua proximidade com religiosos brasileiros, citando dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e dom Jaime Spengler, atual presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A conversa também incluiu a participação de Lula no encontro da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Ele ressaltou que, em dois anos e meio, o Brasil saiu do Mapa da Fome pela segunda vez.

Além disso, Lula explicou que o Brasil está levando essa discussão para o nível global através da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

No diálogo, o presidente convidou o papa para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro em Belém. Ele destacou a importância histórica de realizar esse evento pela primeira vez na Amazônia.

O papa informou que, devido ao Jubileu, não poderá comparecer pessoalmente à conferência, mas assegurou que o Vaticano terá representação em Belém.

Lula também comentou sobre a intenção do papa de visitar o Brasil em momento oportuno, garantindo que será recebido com muito carinho e fé pelo povo brasileiro.

Ele recordou as recentes manifestações de fé no Círio de Nazaré e nas celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

No encontro com o papa, Lula foi acompanhado pela primeira-dama Janja da Silva e pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e ministros ligados ao Desenvolvimento Agrário e Agricultura.

Créditos: Agência Brasil

Modo Noturno