Política
03:07

Início do julgamento do núcleo 2 da trama golpista está marcado para dezembro

O ministro Flávio Dino, que preside a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, definiu para o dia 9 de dezembro o começo do julgamento do chamado núcleo 2 da trama golpista. A decisão foi em resposta a um pedido do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e assinada nesta segunda-feira, dia 13.

Sessões foram reservadas para os dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro. Este núcleo será o último da trama golpista a ser analisado pelo colegiado.

Entre os acusados desse grupo estão os envolvidos na elaboração do plano Punhal Verde e Amarelo, que previa o assassinato do presidente Lula (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do Supremo Alexandre de Moraes. Eles também respondem por suposto uso da máquina pública para tentar influenciar o resultado das eleições.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já se manifestou a favor da condenação de todos os réus. Segundo o procurador Paulo Gonet, existem provas suficientes para acusar os envolvidos por crimes como organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com prejuízo considerável à vítima; e deterioração do patrimônio tombado.

Créditos: CartaCapital

Modo Noturno