Esporte
12:07

Japão vence Brasil de virada e mantém invencibilidade contra campeões mundiais

O Japão conquistou uma vitória histórica ao derrotar o Brasil por 3 a 2, de virada, em Tóquio, na terça-feira (14). Com esse resultado, os Samurais Azuis alcançaram seu quinto jogo consecutivo sem perder contra campeões mundiais desde 2022.

Na Copa do Mundo do Catar, a equipe comandada pelo técnico Hajime Moriyasu terminou em primeiro lugar no grupo que incluía Espanha e Alemanha. Na competição, o Japão venceu ambos os times por 2 a 1, eliminando os alemães da fase de grupos.

O ciclo começou com um empate de 1 a 1 contra o Uruguai, em 2023. Na sequência, os japoneses aplicaram uma goleada de 4 a 1 sobre a Alemanha fora de casa, partida que resultou na demissão do técnico alemão Hansi Flick.

Desde então, os Samurais Azuis acumularam 27 vitórias em 37 jogos entre competições oficiais e amistosos contra seleções não asiáticas. Sob o comando de Moriyasu, o Japão permanece invicto contra adversários europeus, tendo sofrido derrotas apenas para Colômbia, Iraque, Irã e Austrália.

Apesar da eliminação nas quartas de final da Copa da Ásia após derrota por 2 a 1 para o Irã, torneio dominado recentemente pelo Catar, o Japão se destacou como a melhor seleção asiática nesse período. Entre os resultados importantes fora do continente estão a vitória de virada sobre o Brasil, a goleada contra a Alemanha e o triunfo sobre a Turquia em amistosos.

Nas eliminatórias, o Japão garantiu a primeira colocação do Grupo C, que também contava com Austrália, Arábia Saudita e Indonésia. A liderança foi conquistada com 23 pontos, tornando o Japão a primeira seleção, excluindo os países-sede, a garantir vaga para a Copa do Mundo. Nesse processo, o time perdeu apenas um jogo, para a Austrália.

Créditos: Terra

Modo Noturno