Apagão no Brasil foi causado por incêndio em subestação no Paraná
O apagão que atingiu o Brasil no início da madrugada desta quarta-feira (14) afetou as quatro grandes regiões do sistema elétrico nacional. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o problema foi resolvido por volta das 3h.
De acordo com o ONS, um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, localizada no Paraná, provocou o desligamento da subestação de 500 kV. Esse evento interrompeu a interligação energética entre os subsistemas do Sul e do Sudeste/Centro-Oeste.
Na ocasião, o Sul enviava cerca de 5 mil megawatts para o Sudeste/Centro-Oeste. A partir desse desligamento, uma sequência de interrupções causou o apagão em todo o país.
A própria região Sul perdeu aproximadamente 1.600 megawatts. Sem a ligação com o Sul, o Sudeste teve um déficit de 4.800 megawatts. O efeito cascata chegou também ao Nordeste, com uma queda de 1.900 megawatts, e ao Norte, com interrupção de 1.600 megawatts.
O ONS informou que, ao identificar o problema, iniciou uma ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões afetadas.
A cerca de 1h30 da ocorrência, por volta das 2h, a energia já havia retornado ao normal nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, local do incidente, a energia foi restabelecida por volta das 2h30, totalizando cerca de 3 horas desde o incêndio.
O operador também anunciou que será realizada uma reunião ainda hoje com os principais envolvidos no incidente e que um relatório detalhado sobre o ocorrido deve ser divulgado até sexta-feira (17).
Créditos: CNN Brasil