Cultura
00:06

Público lota bares de SP para assistir desfecho de quem matou Odete Roitman em Vale Tudo

Na sexta-feira, 17 de outubro de 2025, o suspense sobre quem matou Odete Roitman dominou o último capítulo da novela “Vale Tudo”, da TV Globo, reunindo dezenas de pessoas em bares de São Paulo interessadas em assistir à revelação.

O mistério levou fãs da trama a se juntarem em estabelecimentos do Centro e da Barra Funda, na Zona Oeste paulistana. O clima era animado, com alguns clientes fantasiados de personagens icônicos da novela, além da participação em enquetes ao vivo sobre o destino dos protagonistas.

O ator Lucas Leto, intérprete do Sardinha, participou do evento em Guarulhos e comentou suas teorias antes da exibição do final, acreditando que Fátima ou Celina poderiam estar envolvidas, mas imaginando também que a vilã não teria morrido, o que se confirmou.

No bar Mitte, na Rua Rego de Freitas, o público chegou por volta das 19h30, fazendo apostas e participando de um bolão que oferecia um espumante como prêmio para quem acertasse o assassino.

Quando o personagem Marco Aurélio recordou a cena do tiro, a maioria não se surpreendeu, mas a aparição de Odete viva provocou vibração e comemorações entre os espectadores, que exclamavam estar certos de sua sobrevivência.

Segundo levantamento das redes sociais feito pela Quaest, até o meio-dia de 17 de outubro, 24% das menções apontavam Marco Aurélio como o assassino de Odete Roitman. No decorrer da trama, a personagem Maria de Fátima chegou a ser apontada por até 47% das menções no dia 12 de outubro, mas as suspeitas foram diminuindo com as últimas confissões das personagens.

O monitoramento da Quaest, realizado entre 6 e 17 de outubro de 2025, analisou publicações em diversas redes sociais, como X, Instagram, Facebook, Reddit, Tumblr e YouTube, além de sites de notícias. Foram contabilizadas 551 mil citações relacionadas ao assassinato, com uma média de 1,9 mil menções por hora e alcance médio de 6,2 milhões de visualizações nesse período.

O capítulo final exibido em 6 de outubro mostrou cinco personagens (Celina, Heleninha, Maria de Fátima, Marco Aurélio e César) planejando o assassinato, mas sem revelar claramente o autor do disparo até o último momento.

Na estreia da novela, a morte de Odete Roitman foi um marco na teledramaturgia nacional. Em 1988, a trama mobilizou o público em um mistério que só foi resolvido no último capítulo: a assassina era Leila, esposa de Marco Aurélio.

A repercussão atual dessa final também foi intensa, com cerca de 130 mil menções e 2,9 milhões de interações no X no dia da exibição, sendo o maior índice registrado durante o período de exibição da novela.

Créditos: g1

Modo Noturno