Trump ameaça China com tarifa de 155% se não houver acordo até novembro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (20 de outubro de 2025), na Casa Branca, que a China poderá ser alvo de uma tarifa de 155% a partir de 1º de novembro caso não seja fechado um acordo comercial entre os dois países. Essa taxa corresponde à soma da tarifa extra de 100% com os 55% já previstos no acordo existente.
Trump anunciou que irá se reunir “em algumas semanas” com o presidente chinês Xi Jinping, na Coreia do Sul. “Vamos ver o que conseguimos fazer”, disse o republicano.
O presidente americano expressou otimismo ao afirmar que, após as reuniões na Coreia do Sul, um acordo comercial “realmente justo e excelente” poderá ser alcançado com a China.
Além disso, Trump mencionou que mantém uma boa relação com Xi Jinping, que o convidou para visitar a China no começo de 2026.
No dia 10 de outubro, o presidente já havia informado que imporia tarifas de 100% sobre produtos chineses a partir do início de novembro.
Segundo Trump, essa medida é uma resposta às ações de Pequim, que implementou controles sobre a exportação da maior parte de seus produtos, um movimento que, segundo ele, afeta todas as nações e é “absolutamente inédito no comércio internacional e uma vergonha moral nas relações entre países”.
Créditos: Poder360