Trump deseja feliz aniversário a Lula e comenta reunião na Malásia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou felicitações ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que completou 80 anos na segunda-feira (27), descrevendo-o como “muito vigoroso”.
Em conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, a caminho do Japão, Trump afirmou: “Quero desejar feliz aniversário ao presidente, ok? Hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante, mas hoje é o aniversário dele, então feliz aniversário.”
Trump também mencionou que teve uma “boa reunião com Lula”. Os dois líderes conversaram por quase uma hora na Malásia, no domingo (26).
Durante o voo, o presidente americano comentou que não sabia se algum acordo seria alcançado: “Não sei se algo vai acontecer, mas veremos”.
Os presidentes foram à Malásia para a 47ª reunião de cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático).
Este encontro foi organizado durante semanas por integrantes dos governos dos dois países, após um breve contato entre os presidentes na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em setembro.
Os Estados Unidos aplicaram tarifas de 50% sobre produtos do Brasil em retaliação a decisões do governo brasileiro relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Lula afirmou que as recentes medidas adotadas pelos Estados Unidos contra o Brasil foram “incorretas”.
Contudo, o presidente brasileiro demonstrou disposição para discutir qualquer questão com Trump, além de oferecer colaboração na situação da Venezuela.
“Eu disse a ele que era extremamente importante levar em conta a experiência do Brasil como o maior país da América do Sul, como o país economicamente mais importante, que tem quase toda a América do Sul como vizinha”, afirmou Lula.
Créditos: CNN Brasil