Defesa diz que Rio pediu veículos blindados, mas pedido foi negado
O Ministério da Defesa informou nesta terça-feira (28) que o governo do Rio de Janeiro solicitou, em janeiro deste ano, o fornecimento de veículos blindados para a capital fluminense após a morte de uma militar da Marinha no Hospital Naval Marcílio Dias.
Na ocasião, conforme o Ministério da Defesa, a Marinha posicionou veículos blindados ao redor do hospital, dentro de um limite legal de 1,4 mil metros em torno das instalações militares. Essa ação teve como objetivo garantir a segurança da área e dos militares circulantes no local.
O pedido de blindados feito pelo governo do Rio foi encaminhado para análise da Advocacia-Geral da União (AGU). Posteriormente, a AGU emitiu um parecer técnico indicando que a solicitação do governo estadual só poderia ser atendida no contexto de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Essas operações só podem ser realizadas mediante decreto presidencial, que não foi editado. Dessa forma, os veículos blindados solicitados não foram disponibilizados ao governo do estado.
Créditos: g1