Atlético enfrenta Independiente del Valle na semifinal da Copa Sul-Americana 2025
Atlético e Independiente del Valle se enfrentam na terça-feira, 28 de outubro, às 21h30, pela vaga na grande final da Copa Sul-Americana 2025.
O árbitro do confronto será o uruguaio Esteban Ostojich, de 43 anos, que já apitou o Atlético em alguns jogos da Libertadores e da Sul-Americana, inclusive o duelo contra o Del Valle em 2022 no Mineirão. Ele é experiente e comandou um jogo do Atlético na Arena MRV nesta edição da Sul-Americana.
Na temporada de 2025, o Atlético disputou competições sul-americanas com destaque para a Copa Sul-Americana, onde alcançou até agora as semifinais, sua melhor campanha desde 2019. O clube já é bicampeão da antiga Copa Conmebol, precursora da Sul-Americana.
O Atlético foi segundo colocado no Grupo H da fase de grupos e venceu nas etapas seguintes o Atlético Bucaramanga nos pênaltis e o Godoy Cruz com vitórias em casa e fora. Depois eliminou o Bolívar e busca chegar à final para alcançar sua nona final em competições oficiais da Conmebol.
Em casa, o time tem boa performance nos torneios sul-americanos e já enfrentou times equatorianos em fases eliminatórias, como o Emelec na Libertadores de 2022.
O time treinou forte nos últimos dias sob comando de Jorge Sampaoli, focando em aspectos táticos e cobrando penalidades. No departamento médico estão o volante Júnior Santos, o meia Tomás Cuello, o zagueiro Lyanco e o goleiro Caio Maia.
No mercado de jogadores, o Atlético conta com várias chegadas e saídas visando fortalecer o elenco para os desafios da temporada.
O adversário Independiente del Valle é líder do Campeonato Equatoriano e adiou seu jogo no fim de semana para focar na preparação contra o Atlético. Alguns jogadores estão lesionados, como Juan Cazares e Andy Velascos.
Historicamente, Atlético e Del Valle já se enfrentaram diversas vezes em competições continentais, com vantagem para o Atlético, que venceu a maioria dos confrontos diretos.
Esta semifinal será decisiva para o Atlético, que busca ampliar seu sucesso internacional e conquistar a Copa Sul-Americana em 2025.
Créditos: atletico