Netanyahu ordena ataque imediato à Faixa de Gaza após violação do cessar-fogo
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), determinou nesta terça-feira (28.out.2025) que as forças armadas israelenses iniciem ataques imediatos na Faixa de Gaza. A decisão foi anunciada após acusações de que o Hamas teria descumprido o acordo de cessar-fogo vigente desde 10 de outubro, intermediado pelos Estados Unidos.
De acordo com comunicado oficial do gabinete de Netanyahu, o premiê solicitou que os militares realizem bombardeios “poderosos” na região de Gaza. As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram em publicação no X que o ministro da Defesa, Israel Katz, aprovou a suspensão das restrições vigentes nas comunidades israelenses próximas à Faixa de Gaza a partir desta terça-feira.
Em resposta, o Hamas declarou que Israel estaria “fabricando pretextos para adotar novas ações agressivas”. O grupo também acusou o governo israelense de dificultar os esforços para localizar corpos na Faixa de Gaza e pediu que os mediadores do conflito permitam que as autoridades competentes executem suas tarefas humanitárias sem interferência de interesses políticos e hostilidades.
Vídeos captados por drones das IDF parecem mostrar um corpo sendo retirado de um prédio em Gaza, coberto e enterrado em uma cova rasa. Israel alega que o Hamas realizou uma escavação falsa. O grupo não respondeu às acusações, mas optou por adiar a entrega de um outro refém prevista para esta terça-feira, após o anúncio de Netanyahu.
Créditos: Poder360