Internacional
09:06

EUA bombardeiam 16º barco no Caribe em operação contra tráfico

Os Estados Unidos anunciaram um novo bombardeio contra um barco no Caribe, que segundo o país pertence a traficantes de drogas.

A informação foi confirmada pelo secretário de Guerra, Pete Hegseth, na madrugada de domingo (2). Ele afirmou que três pessoas que estavam a bordo da embarcação morreram no ataque.

Este é o 16º barco atacado pelos EUA em pouco mais de um mês — sendo nove no Mar do Caribe e sete no Oceano Pacífico. Até o momento, os dados do governo americano indicam que 64 pessoas morreram nessas operações.

Na sexta-feira (31), a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu que o governo do presidente Donald Trump cesse os ataques contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas. Volker Türk, alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, classificou os ataques como “execuções extrajudiciais”.

Esta é a primeira manifestação da ONU sobre as operações iniciadas em setembro perto das costas da Venezuela e da Colômbia.

Os ataques fazem parte de uma ofensiva do governo Trump contra cartéis de drogas latino-americanos, declarando guerra a eles. Um expressivo poder militar foi deslocado para a América Latina, e o Exército dos EUA tem realizado estas ações.

A operação foi autorizada pelo próprio Donald Trump ao Pentágono, com o argumento de impedir que barcos transportando drogas entrem nos Estados Unidos. Entretanto, a imprensa norte-americana levantou a hipótese de que o verdadeiro objetivo pode ser derrubar o regime de Nicolás Maduro.

Relatórios da ONU, como o Relatório Mundial sobre Drogas de 2025, indicam que o fentanil — droga que causa o maior número de overdoses nos EUA — tem origem no México, próximo à costa oeste americana, o que enfraquece a justificativa oficial das operações.

O governo venezuelano acusa os EUA de tentar promover uma mudança de regime no país. A Colômbia também criticou publicamente os ataques e os classificou como execuções extrajudiciais.

Há imagens que mostram o navio anfíbio USS Iwo Jima navegando no Caribe e os ataques letais realizados pelas forças americanas contra embarcações suspeitas de transportar drogas.

Créditos: g1

Modo Noturno