Política
15:14

CPI do Crime Organizado aprova convites para autoridades incluindo Lewandowski e Múcio

A CPI do Crime Organizado aprovou convites para realização de audiências com diversas autoridades, cujas datas ainda serão agendadas. Por se tratarem de convites e não convocações, a presença das autoridades não é obrigatória, embora normalmente atendam às chamadas.

Entre os convidados estão Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça; José Múcio Monteiro, ministro da Defesa; e Anderson Torres, ex-ministro da Justiça.

A comissão foi instalada no Senado nesta terça-feira (4), em meio à repercussão da operação das forças de segurança do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho (CV), que resultou em 121 mortes na semana anterior.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito presidente da CPI, derrotando em votação secreta o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Mourão foi escolhido por aclamação como vice-presidente da comissão. Alessandro Vieira (MDB-SE), proponente da criação da CPI, será o relator dos trabalhos.

A instalação da comissão ocorre no contexto da disputa entre o governo e a oposição pelo protagonismo nas pautas de segurança, diante da pressão da opinião pública para respostas sobre a expansão das organizações criminosas no país.

Segundo a Polícia Civil, das 121 mortes, 115 já foram identificadas, com 88 registros criminais e 66 pessoas naturais de outros estados. Entre os mortos, quatro eram policiais, sendo dois civis e dois militares.

Créditos: g1

Modo Noturno