Hugo Motta escolhe Derrite como relator de projeto antifacção do governo Lula
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), nomeou Guilherme Derrite (PP-SP), deputado federal e ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, para ser o relator do projeto de lei apresentado pelo governo Lula que visa combater as facções criminosas.
O anúncio foi feito nas redes sociais na sexta-feira, 7, e Motta afirmou que a proposta se tornará o Marco Legal do Combate ao Crime Organizado no Brasil. Derrite, que estava licenciado do mandato enquanto atuava na secretaria paulista até a última quarta-feira, retornou à Câmara para assumir a relatoria da proposta.
Havia expectativa de que Derrite assumisse a relatoria de outro projeto que equipara facções criminosas a organizações terroristas, mas Motta vem resistindo em pautá-lo para evitar polarizar o tema, segundo relatos de aliados.
Após o anúncio, Derrite informou nas redes sociais que pretende fazer alterações no texto enviado pelo Palácio do Planalto.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), criticou duramente a indicação, classificando-a como um “desrespeito com o presidente Lula”. Segundo ele, o projeto antifacção é prioridade do governo, e delegar a relatoria ao secretário de segurança do governador Tarcísio seria uma provocação, dando a entender que há um interesse em dificultar a aprovação dessa pauta prioritária.
Créditos: CartaCapital