Notícias
15:08

Ministro confirma reconhecimento de calamidade pública em cidades do PR por tornado

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, afirmou que ainda neste sábado, 8, será publicado o reconhecimento sumário dos decretos municipais que declaram estado de calamidade pública nas áreas atingidas pelo tornado no Paraná, que causou pelo menos seis mortes e deixou mais de 430 feridos.

Segundo nota divulgada pela pasta nesta manhã, o reconhecimento facilitará o acesso imediato a auxílios federais, incluindo assistência humanitária, apoio para a reconstrução de infraestruturas públicas e o restabelecimento dos serviços essenciais.

A cidade de Rio Bonito do Iguaçu, a mais afetada, teve quase toda sua área urbana com danos estruturais; há dois desaparecidos e mais de 400 feridos.

Waldez Goés destacou que está em tratativas com a ministra Gleisi Hoffman para reconhecer formalmente o estado de calamidade, o que vai possibilitar o apoio nacional da Defesa Civil, além de ações conjuntas dos ministérios do Desenvolvimento Social, Saúde, Transportes e Comunicações, como foi feito recentemente no Rio Grande do Sul.

Ele também anunciou que a Defesa Civil Nacional será enviada ainda hoje para Rio Bonito do Iguaçu.

Mais cedo, a ministra Gleisi Hoffman anunciou que uma comitiva formada por autoridades e equipes da Defesa Civil seguirá para o Paraná. Além dela, participarão da visita o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda; o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Armin Braun; e o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni.

Créditos: InfoMoney

Modo Noturno