Rádio Cultura Brasil presta homenagem a Jards Macalé com programação especial
A Rádio Cultura Brasil (77,9 MHz) realizou uma homenagem especial ao cantor e compositor Jards Macalé, que faleceu nesta segunda-feira (17), aos 82 anos. Às 20h, o programa apresentado por Alexandre Ingrevallo apresentou e comentou uma seleção musical com composições e interpretações do artista. Às 21h, foi exibida uma edição do Todamúsica de 2006, quando Jards Macalé foi entrevistado por Vilmar Bittencourt.
Na terça-feira (18), as homenagens continuaram, destacando momentos importantes da vida e carreira do artista. Às 7h, o Música e Notícia, apresentado por Laura Mayumi, trouxe um especial musical com sucessos de Jards Macalé. Os programas Galeria, com Fabiana Ferraz, e Estúdio 77, apresentado por Alexandre Ingrevallo, exibiram depoimentos de amigos, fãs e cantores que interpretaram suas composições.
A morte de Jards Macalé foi confirmada nas redes sociais do artista. Ele estava internado em um hospital na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, onde tratava enfisema pulmonar. Na segunda (17), sofreu uma parada cardíaca.
Jards Anet da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 1943 e iniciou sua carreira na década de 1960, quando sua primeira composição foi gravada por Elizeth Cardoso. Destacou-se rapidamente por sua postura vanguardista e pelo afastamento de padrões comerciais. Em 1972, lançou seu álbum de estreia, homônimo, que mesclou rock, samba, jazz, blues, baião e canção. Dessa fase surgiram clássicos como Hotel das Estrelas, Mal Secreto e Vapor Barato, eternizados também pelas interpretações de Gal Costa e Maria Bethânia.
A Fundação Padre Anchieta, responsável pela Rádio Cultura Brasil, mantém ainda uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura, uma emissora por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum, além da Cultura AM. A Rádio Cultura Brasil transmite em FM 77,9 MHz e AM 1.200 kHz, com canal digital 2.5 e oferece o aplicativo Cultura Play.
Créditos: UOL Cultura