Esporte
22:09

Palmeiras empata com Vitória e vê Flamengo se afastar no Brasileirão 2025

O Palmeiras sentiu o impacto da janela da Data FIFA de novembro e não conseguiu manter sua produção habitual em casa, ficando no 0 a 0 contra o Vitória na quarta-feira à noite. Após atuar pela Seleção, Vitor Roque esteve em campo apenas por metade do jogo, enquanto Gómez entrou como atacante no final.

Allan foi o principal destaque do Palmeiras, que encontrou dificuldades diante da marcação organizada do Vitória. Jogadores com potencial criativo como Raphael Veiga, Andreas Pereira e Maurício não corresponderam às expectativas, assim como Flaco López, que perdeu a maioria dos duelos contra os defensores visitantes. O Vitória também teve pouca ofensividade, mas ao menos somou um ponto importante na luta contra o rebaixamento.

O técnico Abel Ferreira contou com o retorno dos jogadores convocados, porém nenhum deles começou a partida. Gustavo Gómez, Piquerez e Vitor Roque iniciaram no banco. Allan foi escalado pela direita. Giay e Khellven também ficaram na reserva. Na zaga, Micael formou trio com Murilo e Bruno Fuchs. No ataque, Bruno Rodrigues jogou com Flaco López. Maurício atuou como o meio-campista mais avançado.

Do lado do Vitória, Jair Ventura teve o retorno de Raúl Cáceres na ala direita, o que deslocou Erick ao trio ofensivo e levou Matheuzinho a sair do time. Na defesa, Edu foi titular e Zé Marcos reserva. Renzo López manteve-se no ataque em lugar de Renato Kayzer.

O Vitória conseguiu segurar o Palmeiras durante o primeiro tempo e impediu o volume ofensivo que o time paulista costuma ter como mandante. Foram apenas cinco finalizações em 48 minutos, sem perigo real para o goleiro Thiago Couto. O Palmeiras apresentou falta de fluidez com as modificações feitas por Abel.

No início, o Palmeiras manteve uma proposta de movimentação rápida e inversões para tentar desestabilizar a defesa adversária, especialmente pela direita com Allan e Maurício, e pela esquerda com Jefté e Bruno Rodrigues. Apesar do destaque de Allan, faltou criatividade e eficiência para abrir o placar.

A melhor oportunidade foi uma jogada em que Bruno Rodrigues não conseguiu completar o chute cruzado de Allan. Andreas não apresentou sua habitual precisão nos passes, Veiga teve dificuldade para receber a bola próximo da área e Flaco López foi neutralizado por Camutanga.

O Vitória, que iniciou o jogo com pouca posse ofensiva, ganhou confiança depois dos 20 minutos, adiantando a marcação e roubando bolas entre as linhas. Chegou a ameaçar com uma cabeçada de Renzo López, que passou por cima do gol.

Destaques defensivos do Vitória foram Ramon, Baralhas, Edu, Willian Oliveira e Camutanga. No intervalo, Abel fez dois ajustes, tirando Micael e Bruno Rodrigues para as entradas de Felipe Anderson e Vitor Roque, recuando Jefté para a defesa e dando maior amplitude ao time pela esquerda.

Com isso, o Palmeiras melhorou tecnicamente e ganhou agressividade no ataque. No entanto, as finalizações do time foram bem defendidas por Thiago Couto, que fez boas defesas em chutes dentro da área.

Abel ainda realizou trocas no segundo tempo, substituindo Veiga por Anibal Moreno e Maurício por Facundo Torres. Jair Ventura respondeu trocando Renzo López por Renato Kayzer e mais tarde Erick e Aitor por Matheuzinho e Lucas Braga.

Quando a melhora do Palmeiras no segundo tempo começou a perder força, Abel lançou Gómez como atacante para tentar a vitória no fim da partida.

Thiago Couto continuou seguro, defendendo chutes firmes de Anibal Moreno e Allan, além de uma grande defesa em um arremate de Felipe Anderson aos 52 minutos. Com o empate, o torcedor do Palmeiras passa a esperar um tropeço do Flamengo no clássico contra o Fluminense, já que uma vitória rubro-negra abrirá cinco pontos de vantagem a quatro rodadas do fim da competição.

Créditos: ge Globo

Modo Noturno