Internacional
06:05

Imprensa europeia repercute início da pena de prisão de Bolsonaro por tentativa de golpe

O jornal francês Le Monde titula sua matéria “Bolsonaro vai cumprir sua pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado”, destacando a decisão do STF anunciada menos de três meses após a condenação histórica no Brasil relacionada a um projeto que previa até o assassinato de Lula.

A emissora France24 reforça que em setembro Bolsonaro foi considerado culpado por liderar uma organização criminosa para garantir sua permanência no poder depois da derrota nas eleições de outubro de 2022. A reportagem completa informando que, agora, a menos de um ano da próxima eleição, o ex-presidente está detido numa cela de 12m2 na Superintendência da Polícia Federal de Brasília, equipada com frigobar, ar-condicionado e televisão.

O jornal português Público recorda que a decisão foi tomada pelo juiz do STF Alexandre de Moraes na terça-feira (25), ao considerar que a defesa esgotou seus recursos. Bolsonaro já estava detido preventivamente desde o sábado (22) por risco de fuga, após tentar retirar a tornozeleira eletrônica que usava para monitoramento.

O britânico The Guardian destaca que outros aliados de Bolsonaro também começaram a cumprir penas, incluindo os generais Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, além do ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos. O correspondente Tom Philipps enfatiza que brasileiros progressistas comemoram a prisão, associando o governo Bolsonaro a um período marcado pela devastação ambiental, isolamento internacional, hostilidade às minorias e centenas de milhares de mortes por Covid, atribuídas à postura anticientífica do ex-presidente.

No entanto, apoiadores entrevistados pelo The Guardian condenam a prisão, interpretando-a como uma “caça às bruxas” e defendendo mobilizações populares contra a decisão. Até o momento, porém, não houve manifestações em massa, somente pequenos grupos se reunindo para rezar em frente à Polícia Federal em Brasília.

O jornal espanhol El País destaca que muitos democratas brasileiros, militantes de esquerda e familiares das vítimas da Covid celebram este momento. A correspondente Naiara Galarraga Cortázar escreve que nem os esforços da família Bolsonaro para obter anistia no Congresso, nem a pressão do então presidente americano Donald Trump, conseguiram evitar a prisão do ex-presidente por tentar subverter a ordem constitucional.

Créditos: Terra

Modo Noturno