Economia
10:07

Lula sanciona isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil a partir de 2026

O presidente Lula (PT) sancionará nesta quarta-feira, 26, o projeto de lei que isenta do Imposto de Renda quem recebe até 5 mil reais por mês. Com a assinatura, o texto se tornará lei e passará a valer em 2026.

Além da nova faixa de isenção, Lula também deve aprovar descontos no IR para quem ganha entre 5.001 e 7.350 reais. Estes benefícios, prometidos em sua campanha, alcançarão cerca de 15 milhões de brasileiros, conforme estimativas do governo federal.

O projeto aprovado por unanimidade no Congresso federal contará com a presença de deputados e senadores na cerimônia de sanção.

Para equilibrar a redução de arrecadação decorrente da ampliação da isenção e dos descontos, a nova lei prevê aumento da tributação para brasileiros de alta renda. Quem recebe acima de 600 mil reais ao ano passará a pagar Imposto de Renda progressivo, até o limite de 10%. Esta medida incide sobre lucros e dividendos, atualmente isentos; os salários continuam sendo tributados conforme a tabela vigente.

Outra forma de compensação está sendo analisada em projeto separado ainda não aprovado, que pretende aumentar a tributação sobre apostas e fintechs.

Créditos: CartaCapital

Modo Noturno