Trump e Maduro conversaram por telefone sobre possível encontro nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dialogou por telefone na semana passada com o líder venezuelano Nicolás Maduro sobre a possibilidade de um encontro entre ambos em solo americano, informou o New York Times nesta sexta-feira (28), citando várias fontes.
No entanto, o jornal ressaltou que ainda não existem planos concretos para a realização desse encontro, que seria o primeiro registro entre os dois.
A divulgação dessa ligação ocorre em um momento em que Trump mantém pressão sobre a Venezuela.
O governo dos EUA considera Maduro um líder ilegítimo e o acusa de liderar uma organização de narcotráfico chamada Cartel de los Soles, alegação que é negada pelo governo venezuelano.
Especialistas observam que há poucas evidências para comprovar a existência de um grupo organizado de autoridades que poderia ser classificado tradicionalmente como cartel.
Desde o início de setembro, os EUA têm atacado embarcações suspeitas vindas da Venezuela e de outros países da América Latina, que estariam transportando drogas.
Essas ações receberam críticas de membros do Partido Democrata, acadêmicos e defensores dos direitos humanos.
Na quinta-feira (27), Trump reafirmou suas ameaças de iniciar ataques terrestres contra os cartéis, afirmando: “A terra é mais fácil, mas isso vai começar muito em breve”.
Até o momento, nem a Casa Branca nem o Ministério da Comunicação da Venezuela comentaram sobre o caso.
Créditos: CNN Brasil