Trump anuncia ampliação de operações para conter narcotráfico na Venezuela
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou na quinta-feira (27) a ampliação das operações terrestres com o objetivo de tentar conter o narcotráfico na Venezuela. Atualmente, 20% da Marinha dos EUA já atua na região.
Ricardo Cabral, especialista em segurança e estratégia internacional, considera que as ações fazem parte de uma “grande operação psicológica”, ressaltando que os americanos não disponibilizaram tropas suficientes para realizar qualquer incursão.
Em pronunciamento para militares, Trump afirmou que as forças norte-americanas causaram a redução de 85% do tráfico marítimo de drogas na área e que em breve começarão a bloquear operações por terra. Em contrapartida, o presidente venezuelano Nicolás Maduro declarou que o país está preparado para se defender contra qualquer ameaça externa.
“Os americanos estão exercendo muita pressão”, destaca Cabral, que exemplifica: “Nesta semana, por exemplo, aviões entraram no espaço aéreo venezuelano, voando próximos e provocando os venezuelanos, chamando-os para combate no litoral”.
O especialista ainda aponta uma intenção de sabotagem por parte dos EUA e classifica as ações como afronta ao direito internacional. Segundo ele, a estratégia norte-americana seria minar a autoridade do governo venezuelano e mobilizar a população para facilitar a derrubada do regime.
Créditos: R7