Flamengo fará desfile em trio elétrico no Centro do Rio neste domingo
A Prefeitura do Rio organizou um esquema especial para a festa da torcida do Flamengo neste domingo (30), quando o clube desfilará em um trio elétrico após conquistar seu quarto título da Libertadores.
A rua Primeiro de Março e a avenida Presidente Antônio Carlos, localizadas no Centro da cidade, ficarão interditadas durante a manhã para receber a delegação campeã, que deve atrair aproximadamente 500 mil torcedores ao longo de um percurso de 850 metros.
O elenco do Flamengo desembarcará no aeroporto do Galeão às 9h30 e seguirá direto para o Centro. O trio elétrico partirá da rua Primeiro de Março, próximo à rua Buenos Aires, e seguirá até perto da rua Araújo Porto Alegre.
Durante o trajeto, serão instaladas três torres de som, e o caminhão fará uma parada na avenida Almirante Barroso para uma saudação à torcida.
Outras vias próximas também serão fechadas para facilitar a circulação do público e do trio elétrico com os jogadores. Segundo a CET-Rio, as interdições começarão às 5h e deverão ser liberadas às 16h.
A rua Primeiro de Março ficará bloqueada entre a avenida Presidente Vargas e a rua da Assembleia, enquanto a avenida Presidente Antônio Carlos terá todas as pistas fechadas entre a rua da Assembleia e a avenida Beira-Mar. O estacionamento já está proibido na área desde as 20h de sábado (29).
Quem precisar se deslocar pelo Centro em direção à zona sul ou norte deve usar rotas alternativas pela Lapa, como a rua Teixeira de Freitas, avenida Mem de Sá e rua do Riachuelo, ou pelos túneis Santa Bárbara, Rebouças e Marcello Alencar. Vias próximas como a rua México, a avenida Rio Branco e a avenida Franklin Roosevelt permanecerão abertas.
A CET-Rio recomenda que pessoas com compromissos em horários determinados, como voos no aeroporto Santos Dumont ou viagens na rodoviária Novo Rio, saiam com antecedência.
O transporte público sofrerá alterações. A Secretaria Municipal de Transportes orienta a preferência pelo metrô. Linhas de ônibus que passam pela avenida Presidente Antônio Carlos, rua Primeiro de Março ou por vias como Santa Luzia e Almirante Barroso terão desvios, além de mudanças nos pontos de embarque e desembarque para ônibus que terminam no terminal Menezes Cortes.
O evento será monitorado pelo COR-Rio, na Cidade Nova, com 50 operadores atentos a um videowall de 104 metros quadrados, acompanhando imagens de cerca de cem câmeras na área do desfile. Dois drones também apoiarão no monitoramento dos bloqueios e acessos.
Para a organização urbana, a Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal distribuirão 240 agentes em 25 pontos de bloqueio. A entrada de ambulantes será controlada pela Coordenadoria de Controle Urbano, e está proibida a entrada de garrafas de vidro, carrocinhas, food trucks e bicicletas.
Além disso, a prefeitura disponibilizará quatro postos médicos e 250 banheiros químicos ao longo do percurso do desfile.
Créditos: Folha de S.Paulo