Festa do tetra da Libertadores do Flamengo será no Centro do Rio
A comemoração do Flamengo pelo tetra da Libertadores ocorrerá neste domingo (30) no Circuito Preta Gil, feito em homenagem à torcedora apaixonada do clube, Preta Gil.
Localizado entre a Rua 1º de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio, o corredor recebeu esse nome em julho, após a morte de Preta Gil, que era líder de um dos megablocos do carnaval carioca e que desfilava nessas ruas.
Com a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras em Lima, no Peru, o Flamengo se tornou o primeiro clube brasileiro a conquistar quatro títulos da Libertadores, em 1981, 2019, 2022 e 2025.
Cerca de 500 mil pessoas são esperadas para participar da festa no Circuito Preta Gil.
Os jogadores devem chegar às 9h30 ao Aeroporto Tom Jobim, conhecido como Galeão, na Ilha do Governador, e seguirão para o cortejo. A saída será na Rua Primeiro de Março, próximo à Rua Buenos Aires, com o trio elétrico indo até perto da Rua Araújo Porto Alegre.
Três torres de som serão instaladas entre a Avenida Nilo Peçanha e a Avenida Almirante Barroso, onde ocorrerá uma parada para que os jogadores saúdem a torcida.
Haverá 21 pontos de revista com detectores de metais nas vias de acesso, como no esquema usado no réveillon de Copacabana, e veda-se a entrada de garrafas de vidro na área da festa.
O evento foi organizado em reunião no Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura (COR), envolvendo órgãos municipais, forças de segurança e representantes do Flamengo.
A CET-Rio informou que as interdições nas ruas começaram às 5h de domingo e estão previstas para terminar às 16h.
Para deslocamentos entre o Centro, Zona Norte e Zona Sul, em ambas as direções, a prefeitura recomendou rotas pela região da Lapa — Rua Teixeira de Freitas, Avenida Mem de Sá, Avenida República do Paraguai e Rua do Riachuelo — ou o uso dos túneis Santa Bárbara, Rebouças e Marcello Alencar.
Vias próximas como Rua Senador Dantas, Rua México, Avenida Graça Aranha, Avenida Calógeras, Avenida Rio Branco, Avenida Marechal Câmara, Avenida Franklin Roosevelt e Avenida Presidente Wilson estarão liberadas para trânsito de veículos.
A Secretaria Municipal de Transportes recomendou que o público utilize o metrô para chegar à festa.
As linhas de ônibus que passam pela Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março e trechos das ruas Santa Luzia, Araújo Porto Alegre, Avenida Almirante Barroso, Avenida Nilo Peçanha e Rua da Assembleia terão seus itinerários desviados.
Os pontos de embarque e desembarque dos coletivos com destino ao Terminal Rodoviário Menezes Cortes também sofrerão alterações.
O MetrôRio informou que vai reforçar a operação neste domingo e ajustar a circulação conforme o aumento de passageiros.
Recomenda-se o uso da estação Carioca (acesso A, na Avenida Rio Branco), que suporta maior capacidade. Até as 17h, a estação Cinelândia estará aberta apenas para desembarque ou embarque com bilhetes comprados antecipadamente.
As estações Carioca, Uruguaiana e Cinelândia terão reforço de equipes e controle de fluxo. O metrô funcionará das 7h às 23h, e a Linha 2 seguirá até General Osório.
Para acelerar o embarque, é indicado o uso do pagamento por aproximação ou compra e recarga antecipada dos cartões, incluindo o bilhete de volta.
Entre 5h e 16h de domingo (30), ocorrerá a maior festa da torcida rubro-negra no Centro do Rio, reunindo milhares de pessoas em celebração do título continental.
Créditos: g1