Trump elogia Lula após conversa sobre comércio e sanções entre os países
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elogiar o presidente Lula (PT), afirmando que a conversa telefônica entre eles foi “ótima”. Na terça-feira 2, os presidentes conversaram por 40 minutos sobre comércio bilateral e as sanções americanas ao Brasil.
“Eu gosto dele. Já tivemos algumas boas reuniões. Hoje tivemos uma conversa realmente muito boa”, declarou Trump a jornalistas na Casa Branca.
Mais tarde, o presidente norte-americano detalhou que os assuntos incluíram as sanções aplicadas a brasileiros e a possibilidade de cooperação para combater o crime organizado. Trump disse estar “ansioso” para um novo diálogo com Lula.
“O presidente Lula e eu estabelecemos um relacionamento no encontro das Nações Unidas, que acredito ter preparado um bom terreno para diálogo e acordos a longo prazo. Espero vê-lo e conversar em breve. Essa parceria trará muitos resultados positivos”, afirmou em postagem na rede social Truth Social.
Esse novo reconhecimento de Trump a Lula ocorre após a suspensão de taxas de 40% sobre vários produtos brasileiros. Segundo o Palácio do Planalto, Lula agradeceu a Trump pelo alívio das tarifas, que foram reduzidas após negociação iniciada com um encontro presencial entre os líderes na Malásia, em outubro deste ano.
Na semana anterior, os EUA já haviam reduzido as taxas de importação sobre cerca de 200 produtos, como carne e café; no caso brasileiro, essa diminuição foi de 50% para 40%.
O governo brasileiro anunciou que Trump demonstrou disposição para colaborar no combate conjunto ao crime organizado, embora não tenha especificado quais ações poderiam envolver a participação dos EUA.
Créditos: CartaCapital