Neymar brilha com hat-trick e Santos vence Juventude por 3 a 0 no Brasileirão
Em uma atuação inspirada, Neymar liderou o Santos na vitória por 3 a 0 sobre o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, afastando o time da zona de rebaixamento pouco antes da última rodada do Brasileirão.
O camisa 10 marcou todos os gols da partida em um intervalo de 17 minutos durante o segundo tempo, demonstrando seu perfil decisivo. Neymar saiu do campo com a bola nas mãos, após a reta final do jogo.
Com o resultado, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda alcançou 44 pontos, posicionando-se na 14ª colocação na tabela antes da rodada final. As derrotas dos rivais Vitória e Internacional favoreceram ainda mais os paulistas na luta contra o rebaixamento.
Na despedida da competição, o Santos enfrenta o Cruzeiro em casa, enquanto o Juventude mede forças com o Corinthians na última rodada.
Apesar de lesionado, Neymar iniciou o jogo e mostrou sua habilidade com dribles curtos e passes para os companheiros no primeiro tempo, que terminou sem gols.
No segundo tempo, o atacante perdeu uma chance logo no começo, mas depois desencantou marcando três vezes. O primeiro gol saiu após cruzamento de Guilherme, o segundo em contra-ataque iniciado por Igor Vinícius, e o terceiro de pênalti, conquistado após falta sobre Lautaro Díaz. Este foi seu primeiro hat-trick desde abril de 2022.
O jogo teve início ofensivo do Santos, liderado por Neymar, que criou uma boa jogada para Guilherme, mas a defesa do Juventude evitou o gol.
Rodrigo Sam, zagueiro do Juventude, reclamou de uma falta dura cometida por Neymar no meio-campo, porém o árbitro não aplicou cartão.
O Juventude chegou a marcar aos 25 minutos, mas o gol foi anulado por impedimento.
Nos acréscimos do primeiro tempo, o Santos teve outra oportunidade clara, mas Guilherme falhou na finalização.
No segundo tempo, Neymar abriu o placar aproveitando passe de Guilherme após jogada de Barreal e Igor Vinícius, e ampliou dez minutos depois aproveitando cruzamento do lateral esquerdo.
O pênalti que definiu o placar veio após falta em Lautaro Díaz, convertida por Neymar com categoria.
O jogo foi válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, realizado em 3 de dezembro de 2025, com arbitragem de Wilton Pereira Sampaio. O Juventude entrou em campo com Jandrei; Luan Freitas, Rodrigo Sam, Marcos Paulo; Igor Formiga, Jadson, Peixoto, Mandaca, Nenê e Marcelo Hermes; Taliari, sob comando de Thiago Carpini. Já o Santos começou com Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Souza; Arão, João Schmidt e Neymar; Barreal, Guilherme e Lautaro Díaz, treinado por Juan Pablo Vojvoda.
Créditos: UOL