Flamengo vence Ceará e conquista o nono título do Brasileirão
O Flamengo garantiu seu nono título do Campeonato Brasileiro na quarta-feira ao vencer o Ceará por 1 a 0 no Maracanã. Com essa conquista, o clube carioca repete o feito de 2019, unindo as vitórias no Brasil e na América do Sul.
O gol que definiu o título rubro-negro foi marcado por Samuel Lino, que após ser uma contratação cara e alvo de críticas pelos poucos gols, foi decisivo no Rio de Janeiro.
Apesar do placar apertado, o Flamengo dominou o jogo no Maracanã. O Ceará, precisando do resultado, não conseguiu ameaçar a meta defendida por Rossi.
Essa é a primeira conquista do Flamengo no Campeonato Brasileiro desde 2020. No século atual, o clube venceu a liga nacional em 2019, 2009 e também acumulou quatro títulos antes disso: 1992, 1987, 1983, 1982 e 1980.
Nesta edição, o Flamengo somou 23 vitórias, nove empates e cinco derrotas, marcou 75 gols, o melhor ataque, e sofreu 24, a melhor defesa do campeonato.
Ainda há um jogo restante, contra o Mirassol no Maior de São Paulo, embora o Flamengo deva preservar os titulares, pois foca na Copa Intercontinental. A estreia nessa competição será na próxima quarta-feira, contra o Cruz Azul do México, no Catar, às 14h de Brasília.
A recente conquista da Libertadores na semana anterior contribuiu para o clima de festa entre equipe e torcida no Maracanã, que também ditou o ritmo da partida.
A torcida do Flamengo, que liderou em média de público na liga com mais de 50 mil torcedores, mostrou exaltação aos jogadores e provocou o Palmeiras, vice-campeão na Libertadores e no Brasileirão.
No jogo, o Flamengo criou suas melhores chances já no começo. Aos 3 minutos, Pulgar serviu Jorginho, que finalizou para defesa de Bruno Ferreira. Aos 6, Carrascal chutou para fora após escorada de Bruno Henrique de cabeça.
Danilo teve oportunidade aos 12 em ótimo lançamento para Bruno Henrique, que finalizou mal próximo à lateral. Jorginho tentou novamente aos 26 com chute de fora da área que passou perto.
Aos 33, Varela fez boa infiltração pela direita e cruzou, mas ninguém do Flamengo apareceu para concluir.
O gol saiu aos 36 minutos do primeiro tempo. Carrascal encontrou Samuel Lino, que finalizou com a perna esquerda por baixo de Bruno Henrique, inaugurando o placar.
Antes do intervalo, aconteceu uma discussão entre o zagueiro Fabiano Souza e o atacante Pedro Raul, do Ceará, na área defensiva do Vozão.
O Ceará ameaçou em duas oportunidades entre o sexto e décimo minutos. Fabiano Souza finalizou na tentativa de aproveitar cruzamento de Fernandinho, mas errou o alvo. Depois, Léo Pereira salvou um passe que deixaria Pedro Raul livre.
No segundo tempo, aos 11, Danilo cruzou para Arrascaeta, que tentou um voleio bonito, mas mandou por cima da meta.
A partida foi disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), em 3 de dezembro às 21h30. Árbitro da partida foi Rodrigo José Pereira de Lima, assistido por Rafael da Silva Alves e Thiaggo Americano Labes. Não houve cartões amarelos ou vermelhos aplicados.
Escalações:
Flamengo: Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira, Alex Sandro; Pulgar, Jorginho (De La Cruz), Arrascaeta (Plata); Carrascal (Luiz Araújo), Samuel Lino (Cebolinha) e Bruno Henrique (Saúl). Técnico: Filipe Luís.
Ceará: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, Éder, Rafael Ramos; Dieguinho (Mugni), Zanocelo (Vina), Fernando Sobral (Lourenço); Galeano, Paulo Baya (Fernandinho) e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.
Créditos: UOL