Maduro confirma ligação respeitosa com Trump e defende diálogo e paz
O líder da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou nesta quarta-feira (3) que manteve uma conversa “respeitosa e cordial” com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, há cerca de dez dias.
Maduro explicou que a Casa Branca entrou em contato com o Palácio de Miraflores para realizar a ligação. Ele afirmou: “Posso dizer que a conversa teve um tom respeitoso e até mesmo cordial, entre o presidente dos EUA e o presidente da Venezuela”.
O presidente venezuelano acrescentou que, se essa ligação representa um avanço rumo a um diálogo respeitoso entre os países, então o diálogo e a diplomacia são bem-vindos, pois o objetivo sempre será a paz.
Reforçando sua posição, Maduro declarou seu posicionamento contra a guerra e a favor da paz: “Bem-vindos os diplomatas, bem-vinda a paz, paz sim, guerra nunca”.
Segundo ele, os Estados Unidos estão cansados de guerras intermináveis, citando os conflitos no Iraque, Afeganistão, Líbia e Vietnã como exemplos.
Nos últimos meses, os EUA intensificaram operações contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas próximas à costa venezuelana. Essas ações resultaram em 21 ataques a barcos no Caribe e no Pacífico, com 83 pessoas mortas.
Washington também posicionou cerca de 15 mil militares na região, acompanhados por mais de uma dúzia de navios de guerra.
De acordo com informações da Reuters no último sábado, os Estados Unidos estão prestes a iniciar uma nova fase de operações relacionadas à Venezuela, segundo quatro autoridades americanas. Duas dessas autoridades indicaram que operações secretas devem compor a primeira etapa dessa nova ação contra Maduro.
No poder desde 2013, Maduro afirmou que Trump busca derrubá-lo, e que os venezuelanos e militares resistirão a quaisquer tentativas nesse sentido.
Créditos: CNN Brasil