Cruzeiro empata com Botafogo e confirma Palmeiras como vice do Brasileirão
No Mineirão, o Cruzeiro esteve à frente do Botafogo até os acréscimos do segundo tempo, quando Alex Telles converteu um pênalti para o empate por 2 a 2, eliminando as chances da equipe mineira alcançar o vice-campeonato do Palmeiras antes da última rodada do Campeonato Brasileiro.
Os gols do Cruzeiro foram marcados por Christian e Matheus Pereira, enquanto Marçal descontou para o Botafogo antes de Alex Telles garantir o empate no final da partida.
Com o resultado, a equipe de Leonardo Jardim atingiu 70 pontos, sem possibilidade de sair da terceira colocação. O Palmeiras soma 73 pontos e tem duas vitórias a mais, consolidando a vice-liderança, mesmo com uma pontuação igualada.
Já o Botafogo chegou a 60 pontos e ainda mantém a briga por uma vaga direta na Libertadores, estando atrás de Bahia e Fluminense, que venceram suas partidas na rodada.
O confronto teve início movimentado, com a trave sendo protagonista logo aos cinco minutos em um lance de Arthur Cabral e Barrera. O Cruzeiro abriu o placar a partir de um cruzamento de Kaiki Bruno, com Christian aproveitando uma cavadinha de Sinisterra para marcar na pequena área.
O Botafogo respondeu no ataque, mas esbarrou nas defesas de Cássio, que fez defesas importantes em chutes de Cuiabano e Artur.
No segundo tempo, o Cruzeiro ampliou logo no início numa jogada de contra-ataque: Sinisterra avançou pela esquerda, Lucas Silva deu um passe bonito para Kaio Jorge, que finalizou; Matheus Pereira aproveitou o rebote para marcar o segundo gol.
O Botafogo diminuiu o placar em um lance que começou com uma cobrança de falta defendida por Cássio. Sinisterra tocou para o camisa 10 tentar driblar Montoro, mas perdeu a bola, que passou para David Ricardo e foi desviada para Marçal cabecear para o gol.
Ainda no segundo tempo, Cássio salvou mais uma vez em chute de Arthur Cabral. O empate, porém, veio nos acréscimos após um pênalti assinalado contra Kaiki Bruno, marcado após revisão do VAR. Alex Telles cobrou e deslocou o goleiro para empatar a partida.
A partida terminou com a expulsão de David Ricardo, do Botafogo, nos minutos finais.
A rodada final do Brasileirão ocorrerá no domingo, quando o Cruzeiro enfrenta o Santos na Vila Belmiro, enquanto o Botafogo visita o Fortaleza. Ambos os adversários lutam contra o rebaixamento.
Ficha técnica:
Data e horário: 4 de dezembro de 2025, às 19h30 (Brasília)
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Michael Stanislau
VAR: Diego Pombo Lopez
Cartões amarelos: Lucas Silva, Cássio (Cruzeiro); Barrera, Allan (Botafogo)
Cartão vermelho: David Ricardo (Botafogo)
Gols: Christian (14′ 1º tempo), Matheus Pereira (5′ 2º tempo), Marçal (12′ 2º tempo), Alex Telles (49′ 2º tempo)
Escalações:
Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva (Walace) e Matheus Pereira (Bolasie); Christian (Matheus Henrique), Sinisterra (Eduardo) e Kaio Jorge (Arroyo). Técnico: Leonardo Jardim
Botafogo: Raul; Vitinho (Kauan Toledo), David Ricardo, Marçal e Alex Telles; Allan (Newton), Marlon Freitas e Barrera (Kadir); Artur, Cuiabano (Montoro) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti
Créditos: UOL