Internacional
06:05

José Antonio Kast vence e marca guinada à direita no Chile

No domingo (14), o candidato ultraconservador José Antonio Kast, de 59 anos, foi eleito presidente do Chile, numa mudança política significativa para a direita desde o fim da ditadura do general Augusto Pinochet e o período de redemocratização.

Kast conquistou 58,16% dos votos, enquanto sua adversária de esquerda e governista, Jeannette Jara, obteve 41,84%, conforme dados divulgados pelo órgão eleitoral.

Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Kast adotou um tom conciliador e afirmou que será o líder de “todos os chilenos”. Também prometeu endurecer as leis para combater a criminalidade, afirmando: “Para esses delinquentes, a vida vai mudar.”

Sua campanha focou na restauração da segurança pública, no estímulo ao crescimento econômico e na intensificação do controle sobre a imigração, temas que têm repercussão junto a eleitores preocupados com a criminalidade, a estagnação econômica e o impasse político.

A vitória de Kast deve ser bem recebida pelo mercado e pelos investidores, que aguardam um governo com abordagem pró-mercado e empenhado em acelerar reformas econômicas.

Créditos: Valor

Modo Noturno