Política
21:10

PL busca votos para manter mandatos de Ramagem e deputados envolvidos em motim

A bancada do PL planeja pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para adiar a análise dos processos que podem cassar o mandato do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) e suspender por seis meses os mandatos de três deputados que participaram de um motim na Casa.

No entanto, caso Motta mantenha sua posição, a bancada avalia que tem votos suficientes para garantir o mandato de Ramagem e evitar as suspensões de Marcel Van Hattem (Novo-RS), Zé Trovão (PL-SC) e Marcos Pollon (PL-MS).

Fontes do R7 Planalto indicam que o bloco acredita que, se Motta colocar o processo contra Ramagem em pauta agora, ele se desgastará, já que perderia nos votos, como ocorreu na semana anterior com os casos do deputado suspenso Glauber Braga (PSOL-RJ) e da ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Um membro da Mesa Diretora ouvido pela coluna também considera que o plenário deve manter o mandato de Ramagem, por ele ser “bem relacionado”. Desde setembro, Ramagem está nos Estados Unidos. Ele foi a Miami às vésperas de ser condenado pelo STF por participação na trama golpista.

Além da pena de mais de 16 anos de prisão, o deputado foi condenado à perda do mandato em função do processo judicial. Contudo, a Câmara estipulou o prazo de cinco sessões para sua defesa e encaminhou o pedido de cassação, que deve ser analisado nesta quarta-feira.

Quanto ao trio de deputados que promoveu o motim em agosto deste ano, o encerramento do processo está previsto para fevereiro de 2026, porém a oposição teme que Motta tente acelerar o procedimento para “limpar a pauta” ainda esta semana.

Essas ações e movimentações políticas se desenrolam no contexto de tensões internas na Câmara dos Deputados, envolvendo processos disciplinares e a manutenção de mandatos que impactam o cenário político atual.

Créditos: R7 Planalto

Modo Noturno