Política
15:07

Pesquisa Quaest: Lula tem 46% e Flávio Bolsonaro 36% no 2º turno de 2026

Uma pesquisa Quaest, divulgada nesta terça-feira (16), indica que Lula possui 46% das intenções de voto contra 36% de Flávio Bolsonaro no segundo turno presidencial das eleições de 2026.

Comparado ao levantamento anterior de agosto, Lula sofreu uma oscilação de dois pontos para baixo, enquanto Flávio, que anunciou sua candidatura em 5 de dezembro, apresentou um aumento de quatro pontos.

Este é o primeiro levantamento feito sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que indicou o nome de seu filho Flávio como candidato.

O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

No cenário de segundo turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula subiu quatro pontos e alcançou 45%, enquanto Tarcísio caiu um ponto, chegando a 35%, ampliando a vantagem de Lula.

Contra Ratinho Júnior (PSD), Lula tem 45% e o adversário 35%.

Na disputa com Ronaldo Caiado (União), Lula aparece com 44% contra 33% de Caiado.

Em confronto com Romeu Zema (Novo), Lula tem 45%, e Zema, 33%.

A pesquisa também revela que 49% dos eleitores desaprovam Lula, enquanto 48% aprovam, configurando um empate técnico semelhante ao levantamento de novembro, quando 50% desaprovavam e 47% aprovavam.

Além disso, diminuiu o percentual de pessoas que consideram que a economia piorou, de 43% para 38%, e aumentou o número de pessoas que acham que ficou mais fácil conseguir um emprego, de 39% para 44%.

A parcela de eleitores que acredita que Lula deveria se candidatar cresceu, enquanto o percentual dos que acham que ele não deveria se candidatar diminuiu quatro pontos, dentro da margem de erro.

Créditos: globo

Modo Noturno