Esporte
18:09

Flamengo perde para PSG nos pênaltis e adia sonho do bicampeonato mundial

O Flamengo foi derrotado pelo PSG da França por 2 a 1 na disputa de pênaltis, após empate de 1 a 1 no tempo normal, nesta quarta-feira (17), no estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayan, Catar. Com a vitória, o time francês conquistou o título da Copa Intercontinental de Clubes da Fifa.

O PSG abriu o placar aos 37 minutos da etapa inicial com o atacante Kvaratskhelia, da Geórgia. O Flamengo conseguiu o empate aos 16 minutos do segundo tempo com um pênalti cobrado pelo volante Jorginho. Nas penalidades máxima, o goleiro russo Safonov defendeu as cobranças de Saul, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo, garantindo o triunfo por 2 a 1 da equipe francesa.

A equipe comandada pelo técnico Filipe Luís viu o sonho de conquistar o bicampeonato mundial adiado. O Flamengo já havia vencido uma competição mundial de clubes quando conquistou a Copa Intercontinental em 1981, ao vencer o Liverpool da Inglaterra por 3 a 0 em Tóquio, Japão.

Apesar da derrota na decisão, o Flamengo teve uma temporada histórica com quatro títulos conquistados: Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro.

No primeiro tempo, o goleiro Agustín Rossi teve participação negativa em dois lances importantes. Aos oito minutos, ele tentou evitar que a bola saísse com um chutão, mas a sobra para Fabián Ruiz resultou em um gol anulado após revisão do VAR.

Porém, aos 37 minutos, uma falha de Rossi resultou em gol válido. Mayulu avançou pela direita e cruzou para Doué, que tocou para Kvaratskhelia marcar.

No segundo tempo, o Flamengo equilibrou o jogo e criou oportunidades. Aos 14 minutos, o uruguaio Arrascaeta foi derrubado na área pelo brasileiro Marquinhos. Inicialmente o árbitro não marcou pênalti, mas após revisão pelo VAR, a penalidade foi confirmada. Jorginho cobrou com precisão e igualou o placar.

O empate permaneceu até o fim dos 90 minutos, levando a partida para a prorrogação. O PSG criou melhores chances, especialmente com o francês Dembélé, que entrou no segundo tempo, mas o placar finalizou em 1 a 1.

Na disputa de pênaltis, além das defesas decisivas de Safonov, o Flamengo teve apenas De La Cruz convertendo a sua cobrança. Pelo PSG, Vitinha e Nuno Mendes marcaram, enquanto Dembélé errou a cobrança e Barcola teve o pênalti defendido por Rossi.

Com esta vitória, o PSG conquistou seu primeiro título mundial de clubes na história.

Este foi o quarto confronto entre Flamengo e PSG. O primeiro jogo foi em 1975 com vitória do Flamengo por 2 a 0, em 1979 o PSG venceu por 3 a 1, e em 1991 as equipes empataram em 1 a 1.

Créditos: Agência Brasil

Modo Noturno