Bolsonaro confirma indicação de Flávio à presidência em carta antes da cirurgia
Em uma carta lida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nesta quinta-feira (25), o ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou seu apoio à pré-candidatura do filho à presidência da República em 2026.
Bolsonaro está internado em um hospital de Brasília para realizar uma cirurgia de correção de hérnia, prevista para começar às 9h desta quinta-feira, com duração estimada entre 3 e 4 horas.
A carta, escrita à mão, foi lida por Flávio pouco antes do início da operação, em frente ao hospital DF Star.
No documento, Bolsonaro declara: “Diante desse cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026”.
O senador informou que o pai escreveu a carta na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, em 23 de dezembro, assinando-a no próprio dia da cirurgia.
O ex-presidente cumpre pena de mais de 27 anos em regime fechado por tentativa de golpe de Estado.
Flávio ressaltou que a carta reforça sua candidatura àqueles que ainda tinham dúvidas sobre o apoio do pai.
Em outro trecho da carta, Bolsonaro afirma: “Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim”.
No início de dezembro, Flávio já havia anunciado que foi escolhido pelo pai para representar o PL nas eleições presidenciais de 2026.
Na ocasião, disse: “É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”.
Devido às condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro está impedido de concorrer nas eleições.
Com isso, aliados têm buscado aproveitar o capital político do ex-presidente, com o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sendo um dos considerados para a disputa.
A carta também menciona os sacrifícios pessoais de Bolsonaro: “Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil”.
Na carta, o ex-presidente ainda destaca a continuidade do trabalho iniciado por ele: “Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro”.
Por fim, conclui a mensagem com votos de proteção divina para Flávio e os apoiadores: “Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade”.
Créditos: g1