Oposição aguarda acareação no caso Banco Master marcada por Toffoli
Parlamentares da oposição no Congresso Nacional aguardam com expectativa as informações que podem surgir na acareação sobre o caso do Banco Master. A audiência foi agendada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, para o dia 30 deste mês.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) considera que o depoimento do controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, será fundamental para compreender a suspeita de crime de advocacia administrativa que, segundo ela, teria sido cometido pelo ministro Alexandre de Moraes.
Damares foi uma das autoras de um novo pedido de impeachment contra Moraes no Senado, baseado em reportagem do jornal O Globo que relata contatos entre Moraes e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, relacionados à situação do Banco Master.
Além de tentar comprovar esse vínculo, Damares e outros membros da oposição esperam que Toffoli autorize novamente a quebra dos sigilos telemático, bancário e fiscal de Vorcaro, com o objetivo de aprofundar as investigações na CPMI do INSS.
Em dezembro, Vorcaro foi convocado pela comissão para esclarecer suspeitas de fraude e organização criminosa. As apurações envolvem a emissão de créditos considerados irregulares, com possível impacto em benefícios previdenciários e descontos em aposentadorias.
A CPMI já recebeu documentos resultantes da quebra de sigilo telemático e fiscal de Vorcaro, embora o acesso a esse material tenha sido restringido por decisão de Toffoli, que determinou sigilo sobre os dados no STF.
Créditos: CNN Brasil