Notícias
21:05

Bolsonaro passa por cirurgia para correção de duas hérnias inguinais

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizam uma vigília em frente ao Hospital DF Star, em Brasília, onde ele passou nesta quinta-feira (25.dez.2025) por uma cirurgia para corrigir duas hérnias inguinais.

Os presentes cantaram louvores, e uma mulher do grupo colocou bandeiras do Brasil e de Israel no gramado, ajoelhando-se para orar pela saúde do ex-presidente.

O grupo informou que a vigília tem o objetivo de orar pela recuperação de Bolsonaro e pelo futuro do país, além de externar apoio à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente.

O procedimento cirúrgico, iniciado por volta das 9h, tem duração estimada entre 3 e 4 horas. A operação é realizada através de incisões nas virilhas para reduzir as duas hérnias. O processo inclui também o reposicionamento das alças intestinais dentro da cavidade abdominal.

Bolsonaro foi transferido na manhã de quarta-feira (24.dez) da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para o Hospital DF Star, onde passou por exames pré-operatórios. Segundo o médico, ele realizou uma série de exames rotineiros, incluindo uma angiotomografia das coronárias, que indicou a presença de pequenas placas de gordura sem impacto na cirurgia.

O ex-presidente possui duas hérnias, uma em cada lado. Hérnia inguinal ocorre quando uma alça intestinal ou tecido abdominal projeta-se por um ponto fraco na parede muscular do abdômen, próximo à virilha. Essa abertura é corrigida cirurgicamente, geralmente com a colocação de uma tela de polipropileno, um material sintético biocompatível que reforça a parede abdominal e se integra ao tecido do corpo.

De acordo com o laudo da Polícia Federal e os protocolos médicos, o procedimento segue a técnica convencional aberta, conforme indicado para o caso.

Créditos: Poder360

Modo Noturno