Onda de calor no Brasil termina com chuvas no início de 2026
A onda de calor que provocou alerta vermelho em várias regiões do Brasil chegará ao fim com a chegada de 2026. A entrada de pancadas de chuva em quase todo o país deve reduzir as temperaturas extremas, embora o clima quente típico do verão brasileiro permaneça.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta vermelho até as 18h do dia seguinte para o calor intenso em oito estados, que começou na terça-feira (23). O aviso abrange São Paulo, Rio de Janeiro, parte de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Esse alerta foi emitido devido às temperaturas estarem 5°C acima da média por mais de cinco dias nessas regiões. Há risco à saúde, e a recomendação é que a população permaneça hidratada, use roupas leves e evite atividades físicas ao ar livre nos horários de pico do sol.
No Sudeste, uma frente fria modificará os últimos dois dias de 2025, trazendo chuva no início de 2026, conforme a agência meteorológica MetSul. Em São Paulo, as temperaturas máximas ficarão abaixo dos 30°C a partir de quarta-feira (31), com previsão de até 29°C até sexta-feira (2), quando o clima deve ficar ainda mais ameno, com máximas entre 22°C e 25°C.
Para o Rio de Janeiro, a MetSul projeta calor intenso até a primeira semana de 2026, com máximas ao redor de 35°C até 1º de janeiro, quando a mudança de tempo acontece. Nos dias seguintes, nebulosidade e chuvas frequentes devem amenizar as temperaturas.
O restante do país terá o clima dentro do esperado: máximas próximas a 30°C no Centro-Oeste, possibilidade de chuva fraca a moderada por nova frente fria no Sul e pancadas de chuva no Norte, especialmente no Amapá, influenciado por uma Zona de Convergência Intertropical, segundo o Climatempo.
A região Nordeste será a menos afetada pelas chuvas na virada do ano. A previsão é de calor intenso, e até a noite do dia da matéria, vigorava um alerta de baixa umidade para o sertão nordestino.
Créditos: UOL