Política
18:10

Silvinei Vasques está preso no 19º Batalhão da Polícia Militar no DF

Após sua prisão no Paraguai, o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi transferido para Brasília e encontra-se em prisão preventiva no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, situado no Complexo Penitenciário da Papuda.

A unidade Papudinha é uma instalação da Polícia Militar adaptada para manter presos que, por questões de segurança, não podem ser alojados com o restante dos detentos. O local é destinado principalmente a policiais e agentes de forças de segurança pública condenados.

Quando o ex-ministro da Justiça Anderson Torres foi detido, foi divulgado um vídeo que mostrou as condições da unidade. A cela onde ele esteve conta com geladeira, cama de casal e televisão, possuindo uma área coberta de 54,76 metros quadrados e uma área externa de 10,07 metros para banho de sol e prática de exercícios em um ambiente reservado sem controle de horário.

A infraestrutura do local inclui um posto de saúde com dois médicos clínicos, três enfermeiros, dois dentistas, um assistente social, dois psicólogos, um fisioterapeuta, três técnicos de enfermagem, um psiquiatra e um farmacêutico.

Até o momento não foi informado se Silvinei Vasques está em cela com a mesma estrutura da que abrigou Anderson Torres ou se compartilha o espaço com outros presos.

Silvinei foi preso na madrugada de sexta-feira (26), em Assunção, no Paraguai, enquanto tentava embarcar em um voo com escala no Panamá, com destino final em El Salvador. No mesmo dia, ele foi entregue às autoridades brasileiras e retornou por meio de Foz do Iguaçu (PR).

Informações preliminares indicam que o ex-diretor teria rompido a tornozeleira eletrônica e viajado de carro de Santa Catarina até o Paraguai. Para tentar embarcar, apresentou documentos em nome de um cidadão paraguaio que havia informado extravio da identidade.

Na semana anterior, Silvinei Vasques foi condenado a 24 anos e seis meses de prisão por envolvimento em um plano de golpe de Estado.

Créditos: CNN Brasil

Notícias relacionadas

Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Modo Noturno