Com Filipe Martins, número de presos por trama golpista chega a 23
Com a prisão preventiva do ex-assessor presidencial Filipe Martins, o total de detidos por envolvimento na trama golpista alcançou 23 pessoas. O Supremo Tribunal Federal (STF) avaliou os quatro núcleos ligados à tentativa de golpe de Estado em 2022, resultando na condenação de 29 indivíduos.
Filipe Martins, condenado a 21 anos de reclusão, foi preso após violar medidas restritivas ao acessar redes sociais. Ele já cumpria prisão domiciliar desde o sábado anterior.
A Primeira Turma do STF concluiu o julgamento do chamado “núcleo estratégico” da tentativa de golpe, confirmando as condenações que objetivavam impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e manter Jair Bolsonaro no cargo.
Apesar de nem todas as sentenças terem transitado em julgado, a prisão preventiva aconteceu por ordem do ministro Alexandre de Moraes, devido ao descumprimento das medidas impostas a Martins.
Os ministros entenderam que Martins elaborou uma minuta de decreto com ações para reverter o resultado da eleição presidencial de 2022, documento que foi apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro aos comandantes das Forças Armadas. A defesa de Martins recorre da condenação.
Até o momento, 15 condenados estão cumprindo pena em regime fechado e oito em prisão domiciliar.
Créditos: O Globo