Notícias
12:07

Fumaça e interdição marcam o dia após incêndio no Shopping Tijuca

Na manhã seguinte ao incêndio que deixou duas pessoas mortas no Shopping Tijuca, a rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto estava tomada por muita fumaça, com lojas fechadas e a via interditada. Essa rua é acesso principal ao edifício e também abriga condomínios residenciais e comércios afetados pelas chamas da última sexta-feira.

Após cerca de 15 horas combatendo o fogo, os bombeiros de 15 quartéis conseguiram controlá-lo, mas o entorno do shopping ainda não voltou à normalidade.

José Paulo Tavares, vendedor em uma loja de moda esportiva na galeria Off Shop, em frente ao shopping, relatou dificuldades para permanecer no local devido à fumaça, que parecia impregnar o ambiente. Ele informou que sua loja não abriria naquele dia enquanto a situação não fosse normalizada.

Perto dali, Carlos Eduardo, proprietário da Confeitaria e Café Maricota, também optou por manter o estabelecimento fechado devido ao aumento da fumaça, mesmo sem ter sido oficialmente informado da condição naquele dia. A administração da galeria havia recomendado o fechamento.

O subprefeito da Tijuca, Higor Gomes, afirmou que ainda não há previsão para a reabertura do Shopping Tijuca nem para a liberação da via interditada. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalham para dispersar a fumaça e possibilitar a realização das perícias necessárias.

Além disso, Gomes está mediando a retirada dos veículos que ficaram retidos na garagem do shopping durante a noite. Por volta das 10h30 do sábado, cerca de 15 proprietários aguardavam autorização para remover carros e motos. A retirada está sendo feita em grupos pequenos por causa das condições difíceis no local.

Os esforços de resgate e segurança continuam, já que ainda há muita fumaça e alguns pontos de acesso são complicados. A prioridade é garantir a segurança dos envolvidos durante a remoção dos veículos e permitir o progresso das investigações.

Créditos: Extra Globo

Modo Noturno