Frente fria provoca rajadas de vento acima de 80 km/h e queda de temperatura em SC
A passagem de uma frente fria causou fortes rajadas de vento em Santa Catarina entre a tarde e a noite deste sábado (3), com velocidades que ultrapassaram 80 km/h em algumas áreas do estado. Além do vento intenso, o sistema também provocou queda nas temperaturas em todas as regiões, especialmente no Planalto Sul.
Imagens captadas pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) no posto do Mirante da Serra do Rio do Rastro registraram rajadas variando de 72 a 80 km/h no local. Conforme informou a Defesa Civil, os ventos médios alcançam entre 30 e 40 km/h em Santa Catarina, enquanto as rajadas ficam entre 50 e 70 km/h nos Planaltos e no Litoral.
Nas regiões costeiras, os ventos podem ser ainda mais fortes, superando 80 km/h em alguns pontos.
De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno é resultado da passagem simultânea de uma frente fria, um sistema de baixa pressão no mar e o avanço de uma área de alta pressão associada a uma massa de ar frio e seco. Essa combinação intensifica os ventos do quadrante sul a partir da tarde.
Durante o sábado, o vento sul se fortaleceu, promovendo o declínio das temperaturas em todo o estado, com maior queda no Planalto Sul. Nas demais regiões, a queda dos termômetros se intensificou durante a noite e madrugada do domingo (4).
As temperaturas mínimas variam de 2 a 5°C no Planalto Sul, entre 12 e 16°C no Litoral, e de 8 a 14°C nas outras regiões do estado.
No domingo à tarde, as temperaturas seguem amenas em Santa Catarina, com máximas previstas abaixo dos 26°C, mantendo uma sensação de frio leve após a passagem do sistema frontal.
A orientação é que a população busque abrigo em locais seguros durante as rajadas mais intensas, evitando ficar próximo a árvores, placas, postes de energia e objetos soltos. Também é importante acompanhar os avisos e alertas divulgados pela Defesa Civil.
Créditos: ND Mais