Jovem desaparecido no Pico Paraná é encontrado após cinco dias
Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, foi localizado nesta segunda-feira (5) após passar cinco dias desaparecido no Pico Paraná, conforme informou o Corpo de Bombeiros.
O jovem sumiu no dia 1º de janeiro enquanto descia a trilha do Pico Paraná, o ponto mais alto da Região Sul do Brasil. Equipes de bombeiros e voluntários realizaram buscas desde o início do desaparecimento.
De acordo com os bombeiros, Roberto caminhou sozinho por mais de 20 quilômetros e alcançou a localidade de Cacatu, em Antonina, na descida do Pico Paraná. Atualmente, equipes se deslocam até a fazenda onde ele se encontra.
A Polícia Civil (PC-PR) informou que Roberto iniciou a trilha no dia 31 de dezembro acompanhado por uma amiga. Durante a subida, ele apresentou mal-estar. Ambos chegaram ao cume na madrugada do dia 1º, mas na descida, Roberto se separou do grupo e não foi mais visto.
Segundo relatos, eles descansaram no cume e, ao iniciar a descida com outro grupo por volta das 6h30, Roberto ficou para trás em um ponto antes do acampamento. O segundo grupo passou por esse local, mas não o encontrou.
Fabio Sieg Martins, analista jurídico e integrante de um dos grupos que estava na trilha, contou que ao chegar ao acampamento A1, percebeu que Roberto estava desaparecido e acionou o Corpo de Bombeiros a partir do ponto com sinal de celular.
No sábado (3), a Polícia Civil iniciou investigações após a família registrar um Boletim de Ocorrência. O delegado Glaison Lima Rodrigues colheu depoimentos da jovem que acompanhava Roberto, de outros montanhistas e familiares. Até o momento, não há indícios de crime.
O caso é tratado como desaparecimento e ninguém ouvido é investigado. Conforme o delegado, se forem encontrados indícios de crime, o boletim poderá ser convertido em inquérito ou termo circunstanciado para análise judicial.
Créditos: g1 Paraná