Notícias
03:05

Defesa Civil interdita subsolo e lojas do Shopping Tijuca após incêndio

A Defesa Civil Municipal realizou uma vistoria no subsolo e térreo do Shopping Tijuca na tarde desta segunda-feira, mais de 70 horas após o incêndio que causou a morte de dois brigadistas e ferimentos em três pessoas. Após a avaliação técnica, o subsolo, área mais afetada, foi completamente interditado, assim como 17 lojas na lateral esquerda do térreo. Foi constatado que a loja Bellart, onde o fogo começou, operava sem autorização do Corpo de Bombeiros.

A vistoria identificou que o incêndio causou risco estrutural ao mezanino da Bellart, além de riscos de queda de revestimentos internos, desplacamento do teto e do piso. Apesar dos danos, não há risco de desabamento do shopping.

Os bombeiros confirmaram que o Shopping Tijuca possuía Certificado de Aprovação Assistido, diferente da Bellart. O trabalho de rescaldo continua após mais de 70 horas do incêndio.

Já a administração do shopping informou que os esforços se concentrarão na limpeza, manutenção e recuperação do local, e que a data de reabertura será divulgada assim que houver condições seguras para tal.

O incêndio iniciou no início da noite de sexta-feira em uma loja de decoração no subsolo do Shopping Tijuca, localizado na Zona Norte. Os quartéis da Tijuca e Vila Isabel foram acionados às 18h28 para combater as chamas. Na madrugada seguinte, foi confirmada a morte de dois brigadistas: Anderson Aguiar do Prado, supervisor, que chegou sem vida ao Hospital Municipal Souza Aguiar, e Emellyn Silva Aguiar Menezes, que não apresentava sinais de queimaduras e possivelmente faleceu por inalação de fumaça. Três outras pessoas ficaram feridas.

A Polícia Civil informou que fará perícia no shopping e que a investigação está sob responsabilidade da 19ª DP (Tijuca). O coronel Luciano Sarmento, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, relatou que os dois brigadistas foram encontrados na loja do subsolo onde o fogo começou.

Segundo ele, uma das vítimas estava próxima ao foco do incêndio no mezanino e a outra provavelmente tentou escapar pelo térreo, sem sucesso. O fogo se concentrou na loja que possuía materiais altamente inflamáveis, como colchões e artigos de decoração, dificultando a dissipação da fumaça. Os bombeiros realizaram um esforço técnico intenso para evitar a propagação do incêndio e impedir uma tragédia maior.

Créditos: Extra Globo

Modo Noturno