Política
15:10

Lula retorna a Brasília e discute crise na Venezuela e veto à dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a Brasília nesta terça-feira (6/1) após passar onze dias de recesso na Restinga de Marambaia, reserva da Marinha no litoral do Rio de Janeiro, onde passou a virada do ano.

No retorno, Lula deve liderar reuniões com seus auxiliares para tratar da invasão dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura e prisão do ditador Nicolás Maduro. Está previsto que ele receba o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante o dia para atualizações sobre a situação.

Lula já coordenou encontros sobre o tema remotamente no fim de semana e falou com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, vice de Maduro. O presidente brasileiro repudiou a ação militar ordenada pelo americano Donald Trump, classificando-a como “uma afronta gravíssima à soberania” da Venezuela e alertando para o perigo que esse precedente representa para a comunidade internacional.

Nesta terça-feira, o Brasil participa de reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA), onde deve reforçar a posição do presidente. A mesma defesa foi realizada em encontros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) na segunda-feira (5/1).

Ainda esta semana, Lula deverá oficializar o veto integral ao projeto de lei da Dosimetria, aprovado pelo Congresso Nacional, que reduz as penas para aqueles condenados por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A assinatura do veto deve ocorrer durante uma cerimônia no Palácio do Planalto na quinta-feira (8/1), data que marca três anos dos atos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas, depredadas e vandalizadas.

Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, afirmou em entrevista que “o PT fechou questão contra a dosimetria”, que o governo também apoia e que o veto será realizado na data mencionada.

Créditos: O Tempo

Notícias relacionadas

Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Modo Noturno