Trump afirma que negociar aquisição da Groenlândia pode ser fácil ou difícil
Na sexta-feira (9), o presidente Donald Trump intensificou as declarações sobre a Groenlândia, dizendo a repórteres que, caso não consiga realizar um acordo para adquirir o território do Ártico “do jeito fácil”, terá que “fazer do jeito difícil”.
Trump declarou: “Eu gostaria de fazer um acordo do jeito fácil, mas, se não fizermos do jeito fácil, vamos fazer do jeito difícil. E, a propósito, também sou fã da Dinamarca. Tenho de dizer, eles têm sido muito gentis comigo. Sou um grande fã”.
Ao ser questionado sobre um informe recente que sugeriu que os EUA poderiam pagar aos groenlandeses para convencê-los a integrar os Estados Unidos, Trump respondeu: “Ainda não estou falando de dinheiro para a Groenlândia”.
Na quinta-feira (8), importantes diplomatas ligados à Groenlândia e à Dinamarca estiveram em Washington para uma reunião com autoridades da Casa Branca, em meio a insistentes negativas públicas e privadas da Groenlândia afirmando que não está à venda.
Entre os presentes estavam o embaixador da Dinamarca, Jesper Møller Sørensen, e o chefe da representação da Groenlândia nos EUA, Jacob Isbosethsen, que se encontraram com assessores do presidente Trump, conforme informado por diplomatas a par dos fatos.
Créditos: CNN Brasil