Internacional
21:10

EUA realizam ataques em larga escala contra Estado Islâmico na Síria

O Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos anunciou neste sábado (10) que efetuaram ataques em larga escala contra múltiplos alvos do Estado Islâmico em diversas regiões da Síria.

Esses ataques fazem parte da Operação Hawkeye Strike, lançada e apresentada em 19 de dezembro, sob o comando do presidente Donald Trump. A ação é uma resposta direta ao ataque fatal promovido pelo Estado Islâmico contra forças americanas e sírias no final do ano passado, conforme informou o comando central na rede X.

A emboscada resultou na morte de dois soldados dos EUA e de um intérprete civil americano. “Nossa mensagem continua firme: se você ferir nossos combatentes, nós o encontraremos e eliminaremos em qualquer lugar do mundo, independentemente do quanto tente escapar da justiça”, afirmou a postagem.

Segundo um funcionário do governo dos Estados Unidos, a operação de sábado lançou mais de 90 munições de precisão contra mais de 35 alvos, utilizando mais de vinte aeronaves.

Centenas de soldados americanos permanecem mobilizados na Síria, como parte de uma missão prolongada dos EUA para combater o Estado Islâmico. Essa missão se iniciou quando o grupo tomou rapidamente o controle de grandes áreas da Síria e do Iraque em meados da década de 2010.

Posteriormente, operações dos Estados Unidos e de seus parceiros, combinadas com mudanças no regime sírio, eliminaram em grande parte o controle territorial do grupo.

Créditos: R7 Noticias

Modo Noturno